Postado por Matheus Vinicius Santiago Santana Santana em 12/jun/2025 -
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais por meio da ITCP/UFV assinaram oficialmente um Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de desenvolver estudos em parceria a partir do Diagnóstico Socioeconômico dos Empreendimentos Econômicos Solidários em Minas Gerais. O levantamento está sendo desenvolvido pela Cáritas, diagnóstico com intuito de acompanhar, apoiar e gerar dados e análises estratégicas para o fortalecimento da economia solidária no estado.
A Professora Bianca Aparecida Lima Costa, do Departamento de Economia Rural, será responsável por coordenar as atividades que são objeto deste termo de parceria. A cooperação técnica tem duração de 24 meses e prevê ações colaborativas para sistematização e análise dos dados.
O Diagnóstico Socioeconômico da Economia Popular Solidária em Minas Gerais desenvolvido pela Cáritas utiliza três metodologias para a coleta de dados junto aos empreendimentos: (1) um questionário online; (2) entrevistas remotas conduzidas por uma equipe técnica junto a 54 empreendimentos econômicos solidários (EES) selecionados; e (3) um estudo mais aprofundado com um grupo de 20 empreendimentos distribuídos pelo estado, que inclui metodologias participativas e a aplicação de um questionário específico. Essa abordagem permite um exame mais aprofundado das práticas, desafios e potencialidades desses grupos.
A pesquisa busca levantar dados sobre diversos aspectos dos EES, incluindo: abrangência de atuação; tipificação e dimensionamento das atividades econômicas; características gerais dos empreendimentos; perfil dos participantes; situação de trabalhadores(as) não associados aos grupos; acesso a investimentos e crédito; apoio técnico e demandas de assessoria; gestão interna; e dimensões socioeconômicas, políticas e ambientais. Também são consideradas percepções subjetivas sobre o funcionamento e os desafios enfrentados por esses grupos.
Segundo Davi Fantuzzi, pesquisador colaborador da UFV e gestor do Instituto Ponte de Assessoria à Projetos, responsável pela coleta de dados, o convênio entre a universidade e a Cáritas representa um passo significativo para garantir a continuidade e a utilidade do banco de dados gerado. Ele acredita que os resultados não só resultarão em novas publicações acadêmicas e trabalhos de conclusão de curso, como também contribuirão para a formulação de políticas públicas mais alinhadas à realidade da EES mineiras.
A parceria fortalece não só os empreendimentos solidários, mas também oferece uma oportunidade valiosa de formação para estudantes dos cursos de Cooperativismo, Extensão Rural e áreas afins, além dos membros da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-UFV). “Essa é uma oportunidade de integrar produção acadêmica e transformação social, aproximando a universidade das realidades e dos desafios vividos pelos trabalhadores da economia solidária”, destaca a professora Bianca Costa.
Mais Informações podem ser obtidas nas redes sociais da @itcpufv e @caritasmg.
Créditos: Ascom ITCP/UFV – Matheus Santiago; Fotos: Nádia Camacho.
Postado por Vanessa Vieira Coutinho Coutinho em 04/jun/2025 -
Na próxima segunda-feira (9), a partir das 14h, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCPUFV) promoverá o 2º Fórum de Economia Solidária da Microrregião de Viçosa. Trata-se de um importante espaço de organização, fortalecimento e articulação entre os diversos atores que atuam na economia solidária da região.
O evento tem como objetivos organizar, fortalecer e articular a economia solidária na microrregião, promovendo a mobilização coletiva para a construção de redes de apoio entre os diversos atores locais, além de se estabelecer como espaço permanente de diálogo e formação.
A participação é aberta a todos os interessados. O encontro será realizado na sede da Seção Sindical dos Docentes da UFV — Aspuv (casa nº 52 da Vila Giannetti, no campus Viçosa)
Postado por Vanessa Vieira Coutinho Coutinho em 02/jun/2025 -
A Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária – Quintal junta-se à XXI campanha nacional para celebrar a 1ª Semana do Alimento Orgânico com tema Produto Orgânico: Saúde e Vida promovida pelo Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Horticultura Orgânica, ligado ao Departamento de Agronomia (DAA), com apoio do programa de extensão do Departamento de Extensão Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/UFV).
A iniciativa promovida anualmente pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) visa conscientizar a população brasileira sobre o que são os produtos orgânicos, suas características, os sistemas de controle e, sobretudo, os benefícios ambientais, sociais e nutricionais que esses alimentos oferecem, incentivando o seu consumo.
A programação especial inclui palestras, minicursos, manhã de campo e diversas atividades voltadas ao fortalecimento da produção e do consumo de alimentos orgânicos, começa na terça-feira (03), com a palestra “Certificação Orgânica da Produção a partir dos Sistemas Participativos de Garantia (SPG’s)”, ministrada por Eugênio Resende (Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef/UFV) e pelo professor Márcio Gomes (Departamento de Educação/UFV). Em seguida, o agricultor associado ao SPG – Floriô, Luiz Pereira, do Sítio Bertoldo Orgânicos, partilhará sua experiência no auditório do Departamento de Agronomia, a partir das 19h.
Já na quarta-feira (04), durante a edição semanal da Feira do Quintal, das 17h às 20h, haverá uma banca especial dedicada exclusivamente a produtos orgânicos e agroecológicos, comercializados pela Rede Raízes da Mata e por agricultoras e agricultores certificados pelo SPG – Floriô.
No mesmo dia, às 18h, terá lugar a roda de conversa “Circuitos Curtos de Comercialização e Economia Solidária”, no auditório da ASPUV. A conversa será mediada pela professora Bianca Lima (DER e ITCP/UFV) e contará com a participação de Nina Abigail, representante da Rede Agroecológica Raízes da Mata, e do produtor de orgânicos Arthur Prado, do SPG – Floriô.
Desde 2005, o MAPA promove a campanha anual que esclarece os mecanismos de controle da produção orgânica no Brasil, orientando os consumidores sobre como identificar esses produtos e participar ativamente do processo de controle social — uma forma essencial de combater fraudes que prejudicam tanto produtores como consumidores.
Programação:
📅 Terça-feira (03/06)
🕖 19h00 – Palestra: Certificação Orgânica a partir dos SPGs
🕖 19h40 – Relato de Experiência: Luiz Pereira (SPG – Floriô)
📍 Local: Auditório do Departamento de Agronomia (DAA), Campus UFV
📅 Quarta-feira (04/06)
🕔 17h00 às 20h00 – Feira do Quintal: Edição Especial com Banca Orgânica
🕕 18h00 – Roda de Conversa: Circuitos Curtos e Economia Solidária
📍 Local: Sede da ASPUV – Vila Giannetti, Casa 52, Campus UFV.
Mais Informações podem ser obtidas nas redes sociais da @horticultura_organica, @itcpufv, @quintal_solidario e @spgflorio.
Créditos: Ascom ITCP/UFV – Vanessa Coutinho; Fotos: Matheus Santiago.
© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados