Informativo

ITCP-UFV e GESSA-UFV iniciam planejamento do projeto “Floriô na Zona da Mata Mineira” recém aprovado no Edital Nº 016/2023 – Economia Verde da FAPEMIG

No dia 22 de maio de 2024, a equipe da ITCP-UFV esteve reunida com o Grupo de Trabalho “Mobilização, Articulação e Gestão” do Sistema Participativo de Garantia Floriô para o planejamento do projeto: “Floriô na Zona da Mata Mineira: desenvolvimento econômico, social e sustentável a partir da constituição do Sistema Participativo de Garantia da Produção Orgânica (SPG-Floriô)”, aprovado na Chamada da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), no edital 16/2023-Economia Verde.

O projeto é coordenado pela professora Bianca A. Lima Costa, do Departamento de Economia Rural, da Universidade Federal de Viçosa, e tem como subcoordenadores os professores Marcio Gomes e Felipe Simas do Departamento de Educação. A proposta aprovada contará com cerca de 660 mil reais, em três anos de atividades. A equipe conta ainda com técnicos e bolsistas.

O projeto prevê atividades de pesquisa e extensão relacionadas à: a) diagnósticos dos agroecossistemas; b) formação continuada dos membros a partir de curso, oficinas, visitas técnicas e reuniões; c) análise do mercado orgânico (produtos e insumos); d) sistematização e partilha de conhecimentos específicos da certificação participativa.

Espera-se como resultado a adequação dos Plano de Manejo e ampliação do conhecimento sobre práticas de manejo orgânica/agroecológica por parte dos membros do SPG-Floriô e promover a popularização do conhecimento científico sobre certificação orgânica por meio de materiais (cartilhas, vídeos, artigos) que permitam a reaplicação das práticas de manejo orgânico em outros contextos rurais.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados