ITCP/UFV têm 14 trabalhos aprovados no XIII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) que acontece em Juazeiro (BA)

Estudantes e pesquisadores integrantes da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Viçosa (ITCP/UFV) e do Grupo de Pesquisa em Economia Solidária, Sistemas Agroalimentares e Agroecologia (GESSA) tiveram, ao todo, 14 trabalhos aprovados no XIII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA). O evento acontece entre os dias 15 a 18 de outubro, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro (BA), reunindo agricultores e agricultoras, pesquisadores e pesquisadoras, movimentos sociais e instituições de todo o país em torno do tema deste ano: “Agroecologia, Convivência com os Territórios Brasileiros e Justiça Climática”.
Com uma trajetória consolidada na popularização da ciência e na construção de inovações sociais em agroecologia e economia solidária, a ITCP/UFV contribui para o CBA com diversos trabalhos que destacam experiências desenvolvidas na Zona da Mata Mineira. Entre os destaques estão pesquisas e relatos de experiências que abordam temas como certificação participativa, acesso a mercados, participação das mulheres, comunicação agroecológica e circuitos curtos de comercialização, reforçando o compromisso da incubadora com os processos formativos e de fortalecimento da agricultura familiar e das redes locais de produção.
Confira a lista completa dos trabalhos aprovados no13°CBA e seus/uas respectivos autores/as:
📅 17 de outubro – 16h às 19h30
📍 UNIBRAS e UNIVASF
-Entre normativas e práticas sociais: estratégias de constituição do SPG-Floriô — Autoras/es: Clarice Santana, Eugênio Rezende, Bianca Lima, Márcio Gomes.
-O Território como mediação pedagógica: o acompanhamento de tempo comunidade (ATC) na Licenciatura em Educação do Campo da UFV — Autor: Márcio Gomes da Silva.
-A comunicação como estratégia para fortalecer a agroecologia por certificação orgânica participativa: experiência do SPG-Floriô na Zona da Mata Mineira — Autoras/es: Vanessa Vieira Coutinho, Bianca Aparecida Lima, Márcio Gomes; Arthur Prado; Eugênio Martins; Sashia Cristina.
📅 18 de outubro – 8h às 12h30
📍 UNIBRAS
-Apoio à Garantia da Qualidade Orgânica: Resultados de uma Pesquisa-ação com o SPG-Floriô — Autoras/es: Sashia Santos, Eugênio Rezende, Bianca Lima, Arthur Barboza, Luiza Garcia, Márcio Gomes
-Insumos para Agricultura Orgânica: disponibilidade afeta a sustentabilidade dos agroecossistemas — Autoras/es: Arthur Barboza, Eugênio Rezende, Márcio Gomes, Sashia Santos, Bianca Costa.
-Feira do Bem Viver: economia solidária, cultura e diversidade — Autoras/es: Bianca Lima Costa, Nina Abigail Caligiorne Cruz, Mariana Silva de Paiva e Renata Siviero Martins
-Mulheres e o bem viver na construção da agroecologia — Autoras/es: Renata Siviero Martins, Isabela Fredes de Freitas, Bianca Lima.
-Participação das mulheres em feiras da Zona da Mata Mineira: dinâmicas de trabalho e comercialização — Autoras/es: Isabela Fredes de Freitas, Bianca Lima.
-Acesso a mercados e Sistemas Participativos de Garantia (SPG): uma análise a partir da Política Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) — Autoras/es: Isabela Fredes de Freitas, Eugênio Martins de Sá Resende, Arthur Prado Barboza, Marcio Gomes da Silva, Bianca A Lima Costa
-Inovações sociais a partir de experiências de circuitos curtos de comercialização do polo agroecológico da Zona da Mata Mineira — Autoras/es: Diogo Vieira Cabral, Isabela Fredes de Freitas, Bianca A Lima Costa.
-Agroecologia e turismo: uma revisão narrativa da literatura — Autoras/es: Vitória Júlia Resende Galvão, Bianca Lima Costa.
-Trocando saberes: Instalação Artístico-Pedagógica sobre Turismo e Agroecologia — Autoras/es: Vitória Júlia Resende Galvão, Bianca Lima Costa, Werter V. Moraes; Diego T. Vitoriano; Mara L. Batista; Taylene C. Balbino.
-Acesso a mercados e promoção de produtos orgânicos pelos Sistemas Participativos de Garantia (SPG) — Autoras/es: Nina Abigail Caligiorne Cruz, Marcio Gomes da Silva, Luiza Azevedo Ribeiro, Arthur Prado Barboza, Bianca A Lima Costa, Eugênio Martins de Sá Resende.
-Análise das ações afirmativas para as mulheres nos Planos Nacionais de Agroecologia e Produção Orgânica — Autoras/es: Iridiani Graciele Seibert, Bianca A Lima Costa
As apresentações refletem o trabalho coletivo entre estudantes, docentes, agricultoras e agricultores familiares, técnicos e técnicas, mostrando como a universidade e comunidade podem atuar de forma dialógica e transformadora nos territórios. Para a ITCP/UFV, a participação no CBA é mais do que a apresentação de resultados: é um espaço de troca, fortalecimento político e celebração das experiências agroecológicas que nascem da cooperação entre universidades e comunidades.
Sobre o Congresso Brasileiro de Agroecologia – Realizado a cada dois anos desde 2003, o Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) é construído por uma ampla frente de organizações nacionais e internacionais, configurando-se como o maior encontro latinoamericano de agroecologia.
A Zona da Mata Mineira será representada por uma caravana que saiu de Viçosa em direção às águas do rio São Francisco, em Juazeiro (BA).

Créditos: Ascom ITCP/UFV
Texto: Matheus Santiago
Revisão: Vanessa Coutinho