Informativo

ITCP/UFV acompanha a elaboração de Plano de Manejo – PMO em comunidade rural de Muriaé-MG

No dia 20/03/2023 o SPG Floriô – Sistema Participativo de Certificação Orgânica – realizou a elaboração do Plano de Manejo – PMO, do grupo de agricultoras/es de Muriaé, Minas Gerais. A atividade foi desenvolvida em parceria da ITCP-UFV e Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata – CTA-ZM. A etapa é parte do processo de certificação orgânica e está sendo realizada em diferentes municípios onde há grupos produtivos em processo de transição orgânica acompanhados pelo CTA-ZM e pelas ações dos projetos da ITCP-UFV. O PMO, além de um documento formal exigido para a certificação, também é um instrumento de planejamento da produção. Sendo assim, antes do seu preenchimento foi feia a leitura e explicação de cada item a ser preenchido. A elaboração do plano também é um momento de aprendizado mútuo, no qual ocorre trocas e compreensões sobre a legislação e práticas agroecológicas desenvolvidas pelos participantes. Cada demanda técnica indicada pelos participantes irão compor as agendas de pesquisa e extensão da ITCP-UFV, constituindo também como um espaço de indissociabilidade entre pesquisa e extensão. Também esteve presente a estudante de mestrado em Extensão Rural – Eunice Bueno, membro do GESSA – Grupo de Pesquisa em Economia Solidária, Sistemas Agroalimentares e Agroecologia. A pesquisa é voltada para a análise da comunicação no SPG no contexto da ATER digital.