Apresentação
Quem somos?
Desde 2003, o programa de extensão universitária Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Viçosa (ITCP-UFV), vem desenvolvendo ações direcionadas ao fortalecimento e fomento de empreendimentos econômicos organizados a partir dos princípios da Economia Popular Solidária.
A Incubadora apoia iniciativas coletivas visando seu fortalecimento nos aspectos econômicos, organizativos e sociais, buscando a geração de trabalho e renda, a promoção do consumo consciente, do comércio justo, da segurança alimentar, da produção agroecológica e solidária e o desenvolvimento local sustentável.
A ITCP tem como finalidades, promover a formação de agentes da Economia Popular Solidária na universidade e na sociedade, valorizar a extensão universitária dialógica, construir e socializar novos conhecimentos e tecnologias sociais, instigando o debate e a compreensão de outras concepções de desenvolvimento, bem como a construção de novos valores baseados nos princípios da EPS.
O que fazemos?
Somos um projeto de extensão voltado para a Economia Solidária e o Cooperativismo. Realizamos projetos dentro destes segmentos e apoiamos empreendimentos associativos, tanto com pesquisa, quanto com orientação e consultoria.
Histórico
A proposta da criação do programa da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares na Universidade Federal de Viçosa (ITCP-UFV) surgiu a partir de estágios curriculares de alunos do curso de graduação de administração com habilitação de administração em cooperativas realizada na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares de Juiz de Fora (INTECOOP-UFJF), em 2002. Após esse estagio, outros estudantes do mesmo curso iniciaram outros estágios curriculares em outras universidades publicas, como a Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), sob a orientação de professores da UFV. Assim insere-se na Universidade Federal de Viçosa, via departamento de Economia Rural, discussões sobre a constituição de uma Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares vinculada à Rede Universitária de Incubadoras. Essa constituição deu-se em 27 de outubro de 2003 e teve seu quadro social composto por professores e estudantes. A proposta do projeto é promover a Economia Popular Solidária e o desenvolvimento local sustentável através do fomento e acompanhamento de organizações populares, sejam elas cooperativas, associações ou grupos informais.
Numa perspectiva participativa, as ações da ITCP-UFV, centram-se no âmbito da mobilização, articulação e acompanhamento desses grupos populares a partir dos princípios da Economia Popular Solidária, contribuindo para a geração de trabalho e renda, participação política e emancipação social e econômica, visando a construção de novos valores referentes às relações de trabalho centradas nas práticas autogestionárias de empreendimentos econômicos solidários.
Ao longo de sua trajetória a ITCP-UFV já atuou com diversos grupos populares, em suas identidades e atividades. Especificamente nas cidades de Viçosa, Paula Cândido, Visconde do Rio Branco, Espera Feliz, Ponte Nova e Ubá, desenvolveu-se trabalhos com grupos de artesanato e cultura, agricultura familiar, reciclagem, redes de consumo e setor de serviços, compreendidos em áreas rurais e urbanas.